FISCALIZAÇÃO
13/07/2022 - 12:22
Auditores da Receita Federal e agentes da Polícia Rodoviária Federal realizaram uma operação no Shopping Popular de Cuiabá nesta quarta-feira (13). O objetivo era recolher cigarros eletrônicos, conhecidos como 'vapes', cujas vendas estão proibidas no Brasil.
Segundo as informações, os agentes recolheram os produtos em seis lojas que comercializam produtos de tabacaria. Além dos 'vapes', itens como sais e essências foram recolhidos. Produtos de narguilé também foram retidos pelos agentes da Receita Federal.
A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, por votação unânime, aprovou o relatório que manteve a proibição, a importação e a propaganda dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar. Esses produtos são aprovados nos Estados Unidos, pelo FDA – Food and Drug Administration, mas quando isso ocorreu pouco se tinha conhecimento de seus malefícios.
Tudo indica que isso deve mudar em função do número de mortos, transplantes pulmonares e insuficiência respiratória aguda que ocorreram nos EUA. Agora esses casos começam a ser registrados no Brasil.