CONQUISTA
16/07/2022 - 10:12
Um tambacu de 23 quilos e 97 centímetros foi capturado pelo cacerense Bruno Cesar no rio Paraguai em Cáceres. A pescaria aconteceu na tarde de sexta(15) por volta de 15 horas numa chacára à beira do Rio Paraguai em Cáceres. Bruno teria usado uma isca feita de massa para fazer coxinha.
'Foi uns trinta minutos de briga', relatou Bruno.
Em junho de 2020, outro tambacu de 25 quilos foi fisgado em Cáceres, na época, o Professor Dr. Claumir César Muniz, biólogo da Unemat explicou que o pacu e o tambaqui são da mesma família; porém um é comum na bacia amazônica, no caso o tambaqui, e o pacu é do Pantanal, da Bacia do Prata. O cruzamento desses dois resulta no híbrido tambacu.
O professor explica que os opérculos (placas ósseas localizadas nos lados da cabeça), no pacu é mais arredondada e nos outros dois peixes citados são pontiagudas, o que resulta na composição estrutural própria entre as espécies. Outra diferença as nadadeiras raiadas, dessas espécies citadas. Assim ele descarta a possibilidade do peixe capturado ser um pacu.
A presença desta espécie e de outras invasoras é frequentemente registrada no rio Paraguai. Na Baía de Cáceres por exemplo é comum ver Tucunarés nativos da Bacia Amazônica.