REFORMA DE ESCOLA
18/07/2022 - 12:17
O empresário Ricardo Sguarezzi, que ficou conhecido pelas fraudes em obras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), conseguiu novamente firmar um contrato milionário com a pasta. Desta vez, a Aroeira Construções - empresa de sua propriedade - fará a reforma de uma escola em Cuiabá.
Sguarezzi foi um dos investigados pela Operação Rêmora e acabou se tornando delator do esquema.
O novo contrato tem valor de R$ 6,9 milhões, com prazo de 540 dias para reforma e ampliação da unidade escolar. O extrato publicado no Diário Oficial não aponta qual escola será reformada.
Segundo o extrato do contrato, assinado pelo Secretário de Educação, Allan Porto, as obras começaram já no mês de julho.
RÊMORA
Em sua delação premiada, Ricardo Sguarezzi confessou que intermediava o esquema de desvios de recursos na Seduc por meio de fraudes em contratos com empreiteiros. Gestores da Seduc cobravam propinas de até 5% das empresas para que elas conseguissem fechar o contrato.
Segundo as investigações, a fraude nas reformas e construções de escolas deu prejuízo de mais de R$ 56 milhões aos cofres públicos. O crime começava antes da publicação dos editais, quando o grupo se reunia para combinar as ofertas e 'escolher' quem venceria cada licitação.