SAÚDE
26/07/2022 - 08:54
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a suspensão de uma licitação no valor de R$ 597 mil para a contratação de serviços de raio-X e exames de imagem em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá). O certame foi realizado em 13 de julho.
O pedido de anulação foi realizado junto ao TCE por uma das empresas participantes que não pode concorrer ao contrato por não ter inscrição junto ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT). A empresa alegou que essa exigência permite que apenas instituições já instaladas no estado possam concorrer.
Relator do processo, o conselheiro Antônio Joaquim entendeu que 'a exigência de registro no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso como requisito de habilitação e não de contratação, pode ter contribuído para ausência de interessados na licitação, já que pela leitura da ata da sessão pública, é possível observar que o certame contou com a participação de apenas uma licitante'.
E “que a estipulação de prazo exíguo para cumprimento da obrigação restringe o caráter competitivo da licitação, uma vez que privilegia empresas locais, não devendo a administração transferir o ônus pela possível falta de planejamento aos licitantes'.
Atualmente o serviço é realizado por meio de contrato emergencial - firmado em janeiro deste ano. E que esse período poderia ter sido usado pela Prefeitura para 'adotar as medidas visando a realização da licitação em tempo hábil'.
Além de suspender o pregão, com multa de R$ 2.210,6 por dia de descumprimento, o conselheiro recomendou que seja realizado um novo contrato emergencial para dar tempo para a conclusão da licitação.