NOVA/VELHA POLÍTICA
26/07/2022 - 21:33
O pré-candidato a deputado estadual Takao Nakamoto (PTB) conseguiu junto ao Tribunal Regional Eleitoral a retirada do ar de um vídeo que o liga ao ex-deputado Pedro Henry (PSB), que foi condenado e chegou a ser preso por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do 'Mensalão'.
O engenheiro afirmou ao Judiciário que em um grupo do WhatsApp foi enviado um vídeo que afirma que ele 'se aliou à velha política' e que está junto com o ex-prefeito de Cáceres, Túlio Fontes (PSB) e o ex-deputado federal Pedro Henry.
Para o relator do processo, Abel Sguarezi, as imagens, 'além de extremamente grosseiras, há nítida violação à imagem do pré-candidato a deputado estadual, uma vez que as mesmas foram utilizadas vinculando-o a supostas práticas ilícitas, denegrindo claramente a sua imagem e a honra, merecendo, pois, a intervenção desta Justiça Especializada'.
Enfatiza ainda que 'é de fácil identificação de que a mesma realmente é ofensiva à honra, o que não é permitido pela Legislação Eleitoral'. E que a divulgação desses vídeos ou permanência desse conteúdo na internet 'repercutem prejudicialmente a sua imagem perante o eleitorado'.
Os divulgadores do vídeo no grupo do WhatsApp terão dois dias para apresentar defesa e devem retirar imediatamente o conteúdo do ar. Em caso de replicação da postagem, foi imposta multa de R$ 5 mil por dia.