Quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
informe o texto

OPOSIÇÃO

PP e PSD oficializam rompimento com Mauro e Fávaro deve disputar Governo de MT

 

O PP e o PSD oficialmente desembarcaram do grupo do governador Mauro Mendes (União Brasil) em Mato Grosso. Após reunião nesta terça-feira no Palácio Alencastro, os líderes das duas siglas, senador Carlos Fávaro (PSD) e deputado federal Neri Geller (PP), anunciaram que estão na composição com a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PC do B e PV, e com forte articulação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

Além disso, as chances são muito grandes do senador Carlos Fávaro ser o candidato ao Governo do Estado pelo grupo de oposição. 

Fávaro explicou que a decisão pelo rompimento com Mauro ocorreu após o governador avisar que havia decidido pela composição com PL, do presidente Jair Bolsonaro, e senador Wellington Fagundes. “Sempre deixei muito claro que não tem possibilidade de estarmos no mesmo palanque que o PL. Não é nada pessoal, mas temos posicionamento muito claro na defesa do presidente Lula. Vamos fazer a campanha do presidente Lula no estado e até fora. Isso está bem claro e onde vai estar o PL, não vai estar o PSD”, assegurou o senador.

O senador colocou ainda que as movimentações políticas de Mauro resultaram no rompimento. Ele citou que manteve a coerência em seus posicionamentos, inclusive, no desembarque do Governo.

“Estávamos numa tratativa e não podemos perder a coerência. Ajudamos a ganhar a eleição de 2018 com Mauro Mendes e viemos até agora. Mas ele fez uma opção pelo PL e disse a ele: se você vai caminhar com Bolsonaro, não cabe mais o PSD junto com você. O candidato a governador que sair daqui terá o PSD na coligação”, frisou.

Sobre a possibilidade de vir a disputar o Governo, colocou que seu nomes “está na mesa” para a discussão, mas ainda não há uma definição. “Nunca me preparei para ser candidato a governador. Estou lisonjeado com convite do presidente Lula e da federação. Tenho problemas de cunho pessoal para resolver e nós temos que escolher o que é melhor para a composição aqui. Temos problemas de suplência e de vice, e vamos pensar nisso nas próximas horas”, assinalou, dando sinais de que deve entrar na disputa. “Eleição perde quem não disputa”.

Fávaro, contudo, teceu elogios a outra possibilidade do bloco na disputa ao Governo. 'Márcia Pinheiro é um nome muito forte, com presença em Cuiabá. É uma candidatura feminina e eu fui autor da PEC que garantiu na Constituição a participação efetiva das mulheres, combatendo candidaturas laranjas. Então, a candidatura da Márcia seria um ganho político muito grande para Mato Grosso'.

 
 
 
Sitevip Internet