HERÓIS DA FARDA
02/08/2022 - 23:18
Uma criança de apenas 4 anos identificada como Airon Vinícius da Silva Rondon se afogou na tarde desta terça-feira (02.08), em uma piscina no bairro Jardim Paulicéia, na Capital. Conforme informações do grupo de Apoio Bravo 9° Batalhão da Polícia Militar, uma família chegou desesperada na base da Companhia Militar do bairro Parque Cuiabá, sendo que uma senhora carregava no colo o menino com parada respiratória, vítima de afogamento.
Aos prantos, relataram que minutos atrás a criança havia se afogado em uma piscina no bairro Jardim Paulicéia e que a encontrou desacordada no fundo da piscina e solicitaram socorro para a Polícia Militar. O soldado da PM Aquino recebeu a criança e fez os primeiros socorros (manobra de heimlich) no interior da viatura enquanto se deslocavam para a Policlínica do Coxipó.
Nesse momento sob os cuidados do 2º Sargento Almir e com orientação do Cabo PM Rondon, o procedimento foi repetido por várias vezes, onde o pequeno Airon começou a reagir positivamente, retornando seus sinais vitais e vomitando a água que havia ingerido e a ter alguns movimentos corporais.
Ao chegar na Policlinica do Coxipó, a equipe médica de plantão de imediato receberam o menino e deram início aos procedimentos médicos necessários e com toda a técnica e esforço possível estabilizaram a vítima. Após isso, conseguiram uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Diante da necessidade que a vítima precisava do apoio de UTI, a equipe do Gap solicitou apoio da equipe de motopatrulhamento (Raio 2) para auxílio na desobstrução do trânsito e, em conjunto com essa equipe e a ambulância da policlínica.