Domingo, 14 de abril de 2024
informe o texto

RETOMADA

Setor Fitness em Cuiabá consolida recuperação e segmento projeta crescimento em 2023

As academias na região metropolitana alcançam melhor momento desde a pandemia. No entanto, a recuperação ainda não é universal, mas atinge grande parte do setor, de acordo com o porte, estrutura e serviços oferecidos pelas academias, tendo impacto positivo maior com o retorno de alunos e o ingresso de novos praticantes nas grandes redes e nas academias mais bem equipadas. O presidente da Associação Brasileira de Academias (Acad) em Mato Grosso, Celso Mitsunari, e fundador da Academia Medley em Cuiabá, trouxe projeções animadoras este mês após a realização da 23ª edição da IHRSA Fitness Brasil, maior evento da indústria fitness, saúde e bem-estar da América Latina que após dois anos voltou de forma presencial, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“O Congresso reuniu líderes do universo fitness do Brasil, pontuamos que o mercado está aberto e pronto para crescer de forma sustentável, permanecendo de pé as academias mais antenadas com a modernização, pois a inovação é o que proporciona hoje a retomada do segmento fitness. Por isso as medias e gigantes marcas fitness sempre tem resultados diferenciados, despontam. Porém teremos um crescimento recorde em 2023 bem pulverizado, é a primeira vez em três anos que temos uma visão amplamente otimista”, explica Mitsunari. 

Com o cenário atual o diagnóstico é preciso e faz a releitura do otimismo nacional em Cuiabá, a Rede Smart Fit já celebra o resultado nos últimos dois meses com elevação de 20% em matrículas. “Mês a mês estamos contabilizando a efetivação de novas matrículas, a procura ficou mais intensa a partir do mês de maio e não parou desde então. Para o fechamento de agosto caminhamos para 35% de elevação”, afirma Amir Maluf franqueado a Rede Smart Fit, com 3 unidades em Cuiabá e 1 no Várzea Grande Shopping. 

Ainda os números da Smart Fit pontuam que a procura maior no momento é por homens, sendo eles 12% e mulheres 8%. A faixa etária de maior procura se concentra entre 18 e 32 anos. A rede Smart tem valores iniciais de R$ 119,90. De acordo com a preparadora física Michelly Marques, da academia Tonus Gym a escalada na procura por atividades físicas está sendo ditada pela preocupação com a saúde não apenas por questões estéticas, a busca pelo corpo sarado continua, mas mudou a essência, todos buscam pela saúde turbinada. 

“Quem busca atividades físicas para ficar mais seguro com a saúde ganha de quebra sempre um corpo mais moldado, com perda de gordura corporal e ganho de massa, ou seja, a busca pela saúde traz como recompensa uma silhueta melhor, porém é perceptível a mudança no comportamento dos alunos, principalmente os que estão buscando pela primeira vez uma rotina de atividades. Temos até pré-definido um padrão para quem coloca a saúde como prioridade”, explica a treinadora. Ainda segundo Michelly, para esse público geração saúde, pós pandemia, os treinos indicados são mais curtos.

“Elaboramos as atividades para que de 45 a 60 minutos sejam suficientes de 3 a 4 vezes na semana, sem muito descanso entres os exercícios, incluindo esforços cárdio e pulmonar. Receita valiosa para acelerar o metabolismo, reduzir níveis de glicose e colesterol, perder peso e medidas, ou ganhar quando esse for a necessidade, e principalmente a autoestima, que funciona como remédio mágico que ajuda a ficar longe de desequilíbrios emocionais”, explica. 

Segundo a treinadora é tão importante falar sobre os benefícios em ter uma rotina de atividades, tanto quanto falar sobre o que ocorre quando o sedentarismo chega, pois abala a saúde, como o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; aumento de peso; facilidade para desenvolver doenças psicológicas, como transtorno de ansiedade e  a fraqueza dos ossos, como artrite, artrose e osteoporose. 

 
Sitevip Internet