Sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
informe o texto

DESVIOS NA AL

MPE recorre de extinção de punição de Arcanjo por causa da idade

O Ministério Púbico Estadual (MPE) entrou com recurso contra uma das decisões que extinguiu a punibilidade do bicheiro João Arcanjo Ribeiro por causa de sua idade. Ele tem 71 anos e tem conseguido vitórias na Justiça sobre várias ações por lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A prescrição, ou seja, quando a Justiça não pode mais punir um crime, para a lavagem de dinheiro é de 20 anos. No entanto, por ter mais de 70 anos, esse prazo é reduzido pela metade. E, como muitos processos contra Arcanjo começaram em 2002 e ainda não foram concluídos, o prazo de oito anos já foi ultrapassado em alguns casos, que terminaram com a extinção da punibilidade.

Essa não é a primeira vez que o Ministério Público recorre do arquivamento de uma ação contra Arcanjo por causa da idade. Em maio deste ano, foi interposto recurso parecido, porém, em nenhum dos dois casos houve ainda decisão sobre a extinção de punibilidade.

Os crimes de Arcanjo foram expostos pela primeira vez na Operação Arca de Noé, em 2002. A ação investigou um esquema de desvio de dinheiro na Assembleia Legislativa por meio de cheques emitidos para empresas 'fantasmas' entre 1995 e 2002.

As fraudes eram lideradas pelos ex-deputados estaduais José Rova e Humberto Bosaipo que contratavam as empresas de fachadas para prestar serviços para a Assembleia Legislativa. No entanto, o dinheiro ia para os bolsos de Arcanjo, com quem os políticos tinham dívidas de campanha para pagar.

 
 
 
Sitevip Internet