OPERAÇÃO FLOR DO VALE
05/09/2022 - 08:33
A juíza Ana Cristina Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, recebeu a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra o contador João Fernandes Zuffo e mais sete pessoas presas Operação Flor do Vale, em dezembro de 2021. Eles são acusados de realizar assaltos a residências na região de Juscimeira (157 km ao sul da Capital) e um deles terminou com a morte do advogado João Anaídes Cabral Netto, em julho do ano passado.
Segundo as investigações, eles faziam parte do Comando Vermelho, no entanto, criaram uma organização paralela para cometer crimes patrimoniais. Na morte do advogado, eles invadiram a chácara da vítima, que foi executada durante o assalto. Na época, o contador fingiu ser uma das vítimas dos assaltantes para despistar a polícia.
Zuffo é apontado como o líder do grupo, que planejava as ações e assaltos que seriam realizados na região de Juscimeira.
'Todavia, revelou-se que os denunciados além de integrarem a organização criminosa “comando vermelho”, uniram-se com o propósito de constituir um núcleo criminoso diverso, voltado para a prática de crimes patrimoniais diversos (e muitos outros delitos ainda em apuração), sendo esta engendrada, chefiada e também financiada pelo ora denunciado João Fernandes Zuffo (vulgo General, Véinho e/ou Seu Zuffo)', diz trecho da denúncia.
Além de receber a denúncia, a magistrada também concedeu 10 dias para que os réus apresente resposta à acusação. O prazo passa a contar a partir de 2 de setembro, data da publicação da decisão no Diário de Justiça.