INSTITUTO PERCENT
22/09/2022 - 15:37
O deputado federal e candidato à reeleição, Dr. Leonardo (Republicanos) lidera as intenções de voto em Cáceres (217 km de Cuiabá) para a disputa à Câmara dos Deputados. É o que revela a pesquisa do Instituto Percent realizada no período de 17 a 18 de setembro e divulgada nesta quinta-feira (22).
Na modalidade espontânea, quando o eleitor responde diretamente em quem votará nas eleições sem consulta a qualquer relação de nomes, Dr. Leonardo aparece com 15,7%. O segundo colocado é o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), com 10,9%. Estreante na política, o advogado Irajá Lacerda registra 6,8%.
Ainda são lembrados pelos cacerenses o Sargento Gualterney (3%) e Valtenir Pereira (2,8%).
Pontuaram 1% os seguintes candidatos: Amalia Barros (PL), Fábio Garcia (União Brasil) e Rosa Neide (PT).
O Procurador da Fazenda Nacional Mauro César Lara de Barros, o Procurador Mauro (PSOL), é lembrado por 0,8%. Estão empatados tecnicamente com 0,5% os candidatos Allan Kardec (PSB), José Medeiros (PL) e Ulysses Moraes (PTB). Pontuaram 0,3% dois candidatos egressos da Polícia Militar. Trata-se da Coronel Fernanda (PL) e do Coronel Assis (União Brasil).
Não souberam ou declararam-se indecisos 46,8%. Não responderam 6,3%.
Disputa a deputado estadual
Para a Assembleia Legislativa, o nome mais lembrado espontaneamento pelos cacerenses é do ex-prefeito Francis Maris (PSDB) que registra 19,8% dos votos.
A atual vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSB) aparece em segundo lugar com 9,3%.
O engenheiro Nakamoto (PTB), que disputou a Prefeito de Cáceres nas eleições de 2020, aparece com 6%.
O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) pontua 4%. O petista Lúdio Cabral soma 2,8%. O deputado estadual Dr. Gimenez (PSD) registra 1,3%. Mesmo sem obter o registro de candidatura pela Justiça Eleitoral, Da Silva (Agir) aparece com 1%, mesmo percentual do advogado Nestor Fidélis. Os candidatos Coronel Sandro (Patriota) e Janaína Riva (Patriota) registraram, cada um, 0,5%.
Votos brancos e nulos foram registrados com o percentual de 1,5%. Não souberam ou declararam-se indecisos 41,3%. Não responderam o total de 11,3%.
Dados técnicos
A metodologia adotada pelo Instituto Percent foi a de pesquisa quantitativa com abordagem em domicílios e duração próxima de 10 minutos. No total, foram realizadas 400 entrevistas com populares no período de 17 a 18 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o nº 09853/2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4,89% para mais ou para menos.
Dos 400 moradores de Cáceres, foram ouvidos populares residentes nos bairros Carvalhada, Joaquim Murtinho, Lavapés, Jardim Padre Paulo, Vila Irene, Jardim Aeroporto, Vila Nova, Centro, Jardim Paraíso, Massa Barro, Cohab Nova, Garcez, Jardim União, Jardim das Oliveiras, Jardim Imperial, Rodeio, São Lourenço, Junco, Panorama e Vila Real.
A margem de erro é de 4,89% pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-09853/2022. O levantamento ouviu 400 eleitores, por meio de entrevistas pessoais utilizando a técnica survey de opinião - aplicação de entrevistas individuais.