RED MONEY
02/11/2022 - 17:25
O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, manteve a prisão de Jonas Souza Gonçalves Júnior, mais conhecido como Batman, um dos quatro líderes do Comando Vermelho em Mato Grosso. Ele foi o principal alvo da Operação Red Money, em 2016.
A decisão que mantém a prisão preventiva de Batman foi publicada no Diário de Justiça de 26 de outubro. Nela o magistrado afirma que 'a adoção de outra medida cautelar, neste momento, não se revelaria eficaz para o cumprimento de sua finalidade, considerando a natureza e gravidade dos crimes imputados aos denunciados e as circunstâncias atrás delineadas'.
Leia mais: Primeira-dama do CV ostenta vida de luxo em Cuiabá
Além de Jonas, foi negada a revogação da prisão do braço direito dele, F.A.B., o 'Loirão do CV', e de V.H.D.D., homem de confiança dos chefes da facção em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) e Campo Verde (131 km ao sul).
Ao negar soltar Batman, o juiz enfatizou que ele, 'mesmo recluso, é apontado pelas investigações como um dos principais articuladores da facção criminosa, reputo inaplicável o princípio da homogeneidade, vez que demonstrada concretamente a necessidade da segregação cautelar'.
E que de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE) ele fiscaliza pagamentos e recolhimento com comerciantes em diversas regiões, assim como dá ordens de como o grupo deve atuar.
'Ante o exposto, encontrando-se presentes as circunstâncias fáticas que justificaram a prisão preventiva dos acusados, não havendo alteração a ensejar sua revogação', decidiu o juiz.