PACIENTES SEM ATENDIMENTO
07/11/2022 - 14:35
O juiz Bruno D'Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, acusou a Unimed Cuiabá de tentar 'tumultuar' a ação movida por pacientes com câncer contra o plano de saúde, por não cumprimento do atendimento na clínica Unimed. O problema se desenrola há mais de um ano.
Uma audiência de conciliação está marcarda para esta quarta-feira (9). O desentendimento entre pacientes e a Unimed Cuiabá começou ainda em 2021, quando a clínica Oncomed deixou de fazer parte da rede credenciada. A Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC) entrou então com uma ação para que os pacientes que já estivessem em tratamento na unidade pudessem concluir as sessões lá.
Porém, mesmo com decisão judicial e multa, a Unimed Cuiabá não tem cumprido os atendimentos na Oncomed. A última 'desculpa' foi que a própria Oncomed deveria fornecer a lista de pacientes que são clientes da cooperativa para que os usuários tivessem o tratamento liberado.
No entanto, para o juiz, 'dada a proximidade da audiência, reputo desarrazoada a adoção de medidas que possam tumultuar o presente feito'. E que o 'pedido não comporta acolhimento, ao menos à priori, seja porque compete à própria empresa ré a adoção dos trâmites administrativos de aferição de quais usuários 'fazem jus ao tratamento' ou não, seja porque já foi apresentada pela Clínica Oncomed no presente feito uma lista de pacientes'.