Segunda-feira, 17 de junho de 2024
informe o texto

PRESOS DE ALTO ESCALÃO

Justiça recebe denúncia contra membros do CV que cavaram túnel para fuga em penitenciária

O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal, recebeu a denúncia contra oito membros do Comando Vermelho que participaram da escavação de um túnel que serviria de rota de fuga da facção na Penitenciária Central do Estado (PCE). Eles estão presos desde setembro de 2022, quando o túnel foi descoberto.

'Com essas considerações, em análise à peça acusatória, nota-se que a inicial atende ao disposto no artigo 41 do Código de Processo Penal e que não há incidência de nenhuma das hipóteses previstas no artigo 395 do CPP, pelo que, recebo a denúncia oferecida em face da parte denunciada, por satisfazer os requisitos legais, vez que amparada em indícios de autoria e materialidade', diz trecho da decisão.

Após o recebimento da denúncia os agora réus terão 10 dias para apresentar resposta à acusação. Para os que ainda não tiverem advogado, poderá ser pedido defensor público.

Para conseguir cavar o túnel, o grupo alugou uma casa próxima à penitenciária e iniciou os trabalhos com o uso de máquinas pesadas. Quando a Polícia encontrou a instalação, eles já trabalhavam há meses no local e tinham atingido uma galeria de esgoto.

Os trabalhadores da 'obra' foram recrutados no Nordeste e tinham experiência com escavações de garimpo. Mais de 10 pessoas atuavam na casa em diversas funções, que incluíam a escavação em si e também a organização do trabalho, além da preparação das refeições.

O túnel descoberto já tinha 30 metros. Além dos integrantes da facção, foram encontrados materiais como ferramentas e até cestas básicas e reservatórios de água, tudo para que eles precisassem sair a menor quantidade de vezes possível do imóvel.

 
Sitevip Internet