Segunda-feira, 20 de maio de 2024
informe o texto

RISCO A SAÚDE

Procon-MT alerta para recall de maionese da marca Fugini

O Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), alerta aos consumidores que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição e o uso da maionese da marca Fugini com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. Também foi determinado o recolhimento dos produtos. A medida vale também para todos os lotes com numeração iniciada por 354 que irão vencer em dezembro de 2023.

A Resolução (RE 1.051) determinando a proibição será publicada nesta quinta-feira (30.03). Nesses lotes de maionese, foi constatado o uso de matéria-prima vencida na fabricação, o que coloca em risco a saúde e segurança do consumidor.

“Os estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem adquirido produtos desses lotes não podem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa, que fará o recolhimento do material. A empresa, inclusive, já comunicou que fará o recall e irá recolher o produto”, explica a secretária adjunta do Procon-MT, Gisela Simona.

Inspeção sanitária

A Anvisa também suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, produzidos pela empresa em sua fábrica localizada em Monte Alto (SP).

A medida, que vale apenas para os produtos em estoque na empresa, é preventiva e foi tomada após terem sido constatados problemas graves de higiene, controle de qualidade e segurança de matérias-primas, controle de pragas, entre outros.

A Anvisa, Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto foram responsáveis pela inspeção sanitária conjunta.

A suspensão da fabricação vale até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação. Saiba mais no site da Anvisa.

Enquete

Qual aspecto considera mais crucial para melhoria do Cuiabá no Brasileirão?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet