Segunda-feira, 20 de maio de 2024
informe o texto

PREVENÇÃO A GRIPE

Indea suspende eventos com aglomeração de aves em MT

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) atendeu à portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e suspendeu as autorizações para realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos que promovam aglomeração de aves por um período de 90 dias.

A decisão do Mapa foi publicada nesta quinta-feira (30.03) e interrompe, em todo território nacional, a realização de eventos em que haja a presença de ave. A medida tem caráter preventivo e foi tomada em função do risco de ingresso e disseminação de casos de gripe aviária (influenza aviária) no país.

A suspensão se aplica “a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, conforme ressalta a portaria.

Em Mato Grosso, em 2022, o Indea registrou 29 eventos que movimentaram 7.196 aves. Segundo levantamento do Indea, as ações ocorreram predominantemente em municípios com avicultura comercial, sendo a maioria dos eventos torneios de canto.

Enquete

Qual aspecto considera mais crucial para melhoria do Cuiabá no Brasileirão?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet