FACÇÃO CRIMINOSA
29/04/2023 - 14:00
O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou 12 integrantes do Comando Vermelho a penas que variam de seis a 18 anos de prisão. Segundo o magistrado, a facção precisa ser parada, pois instaurou um 'verdadeiro poder paralelo causador de inúmeros problemas na sociedade'.
A decisão foi publicada no Diário de Justiça de 25 de abril. Nela, 10 homens e duas mulheres, todos membros do CV e quase todos já com condenações anteriores, são condenados a cumprir a pena em regime fechado, sem direito à recorrer em liberdade.
As maiores penas foram dadas a A.G.S.N., o 'Luxúria', e S.G.S., o 'MAninho', que terão que cumprir detenção de 18 anos, 9 meses e 29 dias, além de pagar 2.210 de dias-multa, o que representa R$ 95,9 mil.
Também foram condenados 'Buxinha', 'Galego', 'Tripinha', 'Corujinha', Feitosa, Sandrinho, 'Neguinho', Brunão e 'Metralha' pelos crimes de tráfico de drogas e integrar organização criminosa.
'(...) o motivo do crime restringiu-se ao intento de lucro fácil, próprio do tipo; as circunstâncias estão relatadas nos autos, sendo graves, uma vez que praticou o crime de associação para o tráfico de drogas como integrante de organização criminosa conhecida por atos de extrema violência e voltada para a prática não apenas do comércio ilegal de entorpecentes, mas de outros delitos, como tortura, homicídio, roubo e lesão corporal', diz trecho da decisão.
Segundo o magistrado, o 'grupo criminoso se instaura como verdadeiro poder paralelo causador de inúmeros problemas na sociedade, atuando dentro e fora dos presídios de todo o país, ordenando ‘salves’ e até morte de desafetos, de modo a exercer uma intimidação coletiva'.
Acredita que o Cuiabá permanece na série A?