ENGENHEIROS DO CRIME
27/04/2023 - 10:45
O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal, manteve a prisão de oito integrantes de uma quadrilha que tentou em setembro de 2022 cavar um túnel para invadir a Penitenciária Central do Estado (PCE) e resgatar líderes do Comando Vermelho. Apesar das alegações de que não pertencem à facção e que foram coagidos a cavar o túnel, as alegações não foram aceitas e eles permanecem presos.
A decisão foi publicada no Diário de Justiça de 26 de abril. O crime foi revelado em 13 de setembro, quando a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) recebeu denúncias sobre a escavação de um túnel para invadir a PCE a partir de uma casa no bairro Pascoal Ramos.
Dentro da residência foram encontradas 12 pessoas, sendo três adolescentes, além de equipamentos de perfuração, sacos com terra, além de quatro cisternas de 5 mil litros de água e GPS com as coordenadas do raio 6, onde estão presos líderes da facção como Sandro da Silva Rabelo, o 'Sandro Louco'.
Para o magistrado, 'as condutas delituosas perpetradas pelos acusados se revelaram concretamente grave. Por conseguinte, acabou por acarretar um grande abalo a ordem pública, sobretudo considerando magnitude e ousadia da empreitada criminosa que possuía o escopo de viabilizar a fuga de membros da facção criminosa Comando Vermelho'.
'Em outras palavras, nenhuma outra medida cautelar é capaz de produzir os efeitos desejados e suficientes à garantia da ordem pública, da colheita isenta da prova e da aplicação da lei penal', diz ainda trecho da decisão.
Acredita que o Cuiabá permanece na série A?