Segunda-feira, 17 de junho de 2024
informe o texto

NO VERMELHO

Mais de 82% das famílias cuiabanas estão endividadas, diz pesquisa

Cuiabá tem 82,3% das famílias endividadas, conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional de Comerciário de Bens, Serviços e Turismo (CNC) referente ao mês de abril.

Se comparado com o mês anterior, houve queda de 1% pela primeira vez no ano. No entanto, no comparativo anual, o total de famílias endividadas está 15,41% maior que o observado em abril do ano passado, quando atingia 72,1% dos cuiabanos.

Segundo análise do Instituto de Pesquisa da Fecomércio (IPF-MT), o crescimento da renda das famílias e as boas condições para o acesso ao crédito favorecem a aquisição de novas dívidas, o que ajuda a explicar o aumento da variação anual observado na pesquisa.

O principal tipo de dívida adquirida é o cartão de crédito (82,6%), seguido dos carnês (33,5%), do financiamento de carro (4,1%) e de casa (3,5%). O crédito consignado corresponde a apenas 2,4% dos entrevistados.

Já com relação ao comprometimento médio da renda com dívidas, a pesquisa aponta que as famílias estão com cerca de 28,1% do total da renda comprometida. No cenário nacional, o percentual é de 29,8%.

Ainda de acordo com o levantamento, a média de dias em atraso é de 46, mesmo número de março. Cuiabá ainda possui tempo de dívida em atraso abaixo do averiguado nos números nacionais, com média de 63 dias de atraso.

Os dados de inadimplência mostram que 24,9% do total de endividados afirmaram estar com contas em atraso, porém, o total de famílias nesta condição está 17,06% menor que no mesmo mês de 2022. As famílias que afirmam não ter condições de pagar as dívidas em atraso é de 5,7%, uma queda de 0,1% se comparado a março.

 
Sitevip Internet