GERENTE DO TRÁFICO
04/06/2023 - 12:00
O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal, manteve a prisão de J.A.V., mais conhecido como 'Soberano' do Comando Vermelho. Ele era gerente da facção em Colíder (650 km ao norte de Cuiabá) e, para o magistrado, sua segregação é necessária para 'restaurar a ordem pública'.
'Soberano' está preso desde janeiro de 2022. As investigações mostraram que ele tinha cargo de chefia na facção e recolhia o dinheiro arrecadado nas 'bocas de fumo' na cidade e repassava para o tesoureiro do Comando Vermelho usando a própria conta e também a de 'laranjas'.
Apesar da defesa alegar que não há provas suficientes para manter a prisão, o juiz analisou que quando ele foi detido, em sua casa foi encontrada uma Hillux avaliada em R$ 300 mil, 'totalmente incompatível com a renda lícita auferida por ele' e ainda foi localizado um contrato de compra e venda de um pesqueiro no valor de R$ 130 mil que foi pago uma única transferência.
'Os referidos fatos foram apurados em inquérito policial, o qual logrou êxito em comprovar a existência de indícios suficientes de autoria dos réus nos delitos imputados, de modo que a medida de segregação cautelar se mostra necessária para restaurar a ordem pública, que foi abalada ante a gravidade concreta dos crimes praticados pelos integrantes da organização criminosa investigada', diz trecho da decisão.
'Ainda, como já consignado nos autos, é pacífico o entendimento de que a necessidade de interromper a autuação dos integrantes de organizações criminosas justifica a decretação da prisão preventiva. Logo, a gravidade concreta do delito, consolidada pela existência de organização criminosa, que demonstra estar em plena atividade, reforça a imprescindibilidade da medida extrema da prisão preventiva', argumentou ainda o magistrado.
Acredita que o Cuiabá permanece na série A?