OPERAÇÃO VENTRÍLOQUO
01/06/2023 - 11:26
Quase oito anos após a Operação Ventríloquo, que investigou o desvio de mais de R$ 9 milhões na Assembleia Legislativa (AL), o advogado Júlio Cesar Domingues Rodrigues será ouvido. A audiência foi marcada para 12 de junho, de forma virtual. Ele foi um dos delatores do esquema que roubou dinheiro público por meio de pagamentos ao HSBC.
Os demais réus foram ouvidos em 2017 e 2018. Júlio César, no entanto, não tinha prestado depoimento porque a Justiça não o localizava para intimação. Ele chegou a ser intimado por carta precatória, mas sem sucesso. Com a localização do novo endereço do réu, ele finalmente dará sua versão dos fatos em juízo.
Como delator, Rodrigues confessou a participação no esquema, que funcionou entre 2013 e 2014. Ele é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de ser um dos mentores da fraude que utilizou o pagamento de uma dívida com o banco para superfaturar os valores e desviar dinheiro.
A suposta dívida era referente a seguros contratados pela AL para seus servidores. O débito era alvo de disputa na Justiça e Júlio César articulou o pagamento desde que o valor fosse dobrado para que os integrantes da quadrilha recebessem uma parte.
Acredita que o Cuiabá permanece na série A?