Após "marcharem" pelas Avenidas do CPA e Hélio Ribeiro, centenas de pescadores chegaram a Assembleia Legislativa e acompanham a sessão em que será votado o projeto "Transporte Zero", de autoria do Governo do Estado. Na prática, o projeto proíbe a pesca profissional pelo período de cinco anos.
A chegada dos pescadores ao Legislativo atrasou em relação a previsão. Era prevista para ocorrer entre 7h00 e 8h00, mas começou mais tarde. O número de manifestantes, contudo, está dentro da expectativa.
Porém, um grupo favorável ao projeto também está na Assembleia acompanhando a votação. Esse grupo é ligado a Federação da Pesca Esportiva.
A tendência é de que a votação seja marcada por manifestações vindas das galerias. Vaias e aplausos serão comuns ao longo da sessão.
O projeto, com substitutivo apresentado pelos deputados, será votado em segunda votação. Em primeira, já havia sido aprovado pelos deputados.
A principal questão que trava a votação é em relação ao auxílio que será pago aos pescadores profissionais. No projeto original, esse auxílio será pago por três anos, com os valores sendo reduzidos a cada ano.
Já o substitutivo prevê que será pago pelos cinco anos, com valor único.