Segunda-feira, 17 de junho de 2024
informe o texto

FEIRA AGROPECUÁRIA

Agricultura familiar centraliza debate na Expoagro nesta quinta; sexta tem shows

Entre os destaques, o show do Barões da Pisadinha e a continuidade do Rodeio

O quarto dia do Fórum das Cadeias Produtivas da 55ª Expoagro girou em torno da agricultura familiar e de experiências bem-sucedidas de empreendedorismo rural. O dia de palestras (11 no total) foi conduzido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que participam do evento também com um estande expondo produtos da agricultura familiar mato-grossense.

"Essa parceria com a Expoagro acaba sendo uma vitrine muito importante para todos os elos da agricultura familiar", afirmou Teté Bezerra, secretária de estado de Agricultura Familiar, que falou na abertura do evento. Teté destacou que, conforme apontam números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), municípios com até 20 mil habitantes têm até 90% de sua economia dependente da agricultura familiar.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, participou da abertura do fórum da Agricultura Familiar destacando a importância da atividade. "A Expoagro não é só uma festa. A gente tem o objetivo de também prestigiar o agricultor familiar, que produz boa parte dos alimentos do nosso cotidiano", pontuou.

Caso de José Catarino Mendes, produtor de mel há 35 anos. Ele trabalha com abelhas nativas e africanas na região de Cuiabá e Pantanal e foi um dos palestrantes do fórum. Para ele, a experiência de participar da Expoagro foi como unir o útil ao agradável. "Estamos podendo discutir as nossas dificuldades, independentemente da cadeia. É uma troca de experiência muito produtiva", avaliou o agricultor.

Sexta (14). Embora o Fórum das Cadeias Produtivas continue nesta sexta (14) com palestras sobre logística, gestão rural e energia solar (confira: https://bit.ly/ExpoagroFórum), a programação da 55ª Expoagro segue diversificada.

A partir das 14h, o painel ConectZoo prossegue no Pavilhão de Eventos com temas que vão de pescados a transgenia, passando pela alimentação mais indicada para cães (veja: https://bit.ly/ExpoagroConectZoo).

As provas hípicas continuam no Parque de Exposições, a partir das 15h, nas modalidades Team Roping e 3 Tambores. A oficina de adestramento de cães começa às 18h (https://bit.ly/Expoagro0704) e o Rodeio retorna à arena a partir das 21h (https://bit.ly/ExpoagroRodeio).

A aguardada banda Barões da Pisadinha tem previsão de subir ao palco às 23h. A bilheteria é cobrada nesta sexta-feira.
 
Sitevip Internet