Crescimento de 10% chama atenção para qualificação dos serviços
Da Redação
25/07/2023 - 10:58
O interesse em negócios de food service cresceu 10% em 2023, em Mato Grosso. Os dados são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), que identificou alta no número de atendimentos realizados pela entidade entre 2022 e 2023, no período de janeiro a junho. Atento a este movimento, a instituição realiza eventos nos segmentos que mais crescem no estado: hamburguerias, pizzarias e cervejarias
Conforme dados do Sebrae/MT, quase 3,5 pessoas buscaram informações para empreender no ramo de food service, entre janeiro e junho deste ano. No mesmo intervalo, em 2022, eram 3,1 mil. "O Sebrae/MT aumentou em 10% a cobertura dos atendimentos para essa atividade econômica no estado", analisa Jaqueline Trentino, gestora de pesquisas temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT.
Para atender a demanda do mercado, o Sebrae/MT organiza dois eventos, sendo um voltado para hamburguerias e pizzarias e outro para cervejarias.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae/MT, existem 26 cervejarias artesanais e industriais formalizadas no estado. Porém, a entidade identificou um número significativo de produções ainda não cadastradas como empresas.
Para ajudar na formalização e qualificação do segmento da cervejaria, o Sebrae/MT realiza um encontro com o setor, no dia 1º de agosto, a partir das 14h30, no SebraeLab.
"O nosso objetivo é escutar esse setor para entender quais são as dores e principais gargalos desses empresários, e em seguida buscar soluções que atendam e promovam uma melhor transformação em cada negócio", explica Lucas Vasconcelos, assistente administrativo da Gerência de Competitividade do Sebrae/MT.
Já para os empresários do ramo de pizzaria e hamburgueria, o Sebrae/MT promove a qualificação: "Workshop mão na massa", que será realizado no dia 03 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Para a oficina, com vagas limitadas, deverá ser feito um investimento de R$ 275,00, com direito a uma consultoria local após a oficina que será agendada pelo time de consultores do Sebrae/MT.
"Trata-se de oficina prática voltada para a gestão financeira. Este é um dos primeiros passos para que o empresário faça a precificação de seus produtos, calcule sua margem de lucro, para que seu negócio prospere. Além da oficina, o empresário também receberá acompanhamento de uma consultoria especializada do Sebrae/MT, que está inclusa no investimento da oficina", concluiu Lucas.
A consultoria individual será feita a partir de agendamentos durante o mês de setembro.