Foragido desde janeiro deste ano, quando foi alvo da Operação Decretum, Patrick Ricardo Oliveira de Souza, mais conhecido como "Galego", passa a ser réu pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele ficou conhecido da Polícia por ser um dos assassinos de Oziel Doisch da Cruz. Segundo as investigações membro do Comando Vermelho cometeu o homicídio sem a autorização da facção.
O homicídio em si é assunto de outro processo penal. Nesta ação é investigado o tráfico de drogas na região de Tabaporã (643 km a médio-norte de Cuiabá). Inclusive a morte de Oziel está associada às atividades criminosas da facção, já que ele também era integrante do Comando Vermelho e teria desobedecido às regras da organização criminosa.
O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal, determinou a citação do réu, que terá um prazo de 10 dias para responder à acusação. Ele poderá apresentar provas para sua defesa, assim como indicar até oito testemunhas para depor na audiência.
O grupo foi alvo da Operação Decretum, em janeiro, que investiga o homicídio de Oziel e de Thiago Rodrigues da Cunha, ambos em Tabaporã e por envolvimento da facção. O primeiro foi morto por ter desobedecido às ordens da facção e o segundo porque participou da morte de Oziel sem que ele fosse julgado pelos líderes do Comando Vermelho na região. pelas regras dos faccionados, só podem ser cometidos homicídios com a autorização dos líderes.