O desembargador Rondon Bassil Dower Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, negou o pedido do Ministério Público (MP-MT) para afastar do cargo por 180 dias o prefeito de Diamantino, Manoel Loreiro na
Operação Avaritia.
O pedido foi apresentado com o objetivo de assegurar a eficácia do processo e prevenir novas infrações por parte de Loureiro. Isso ocorreu porque ele foi
flagrado em vídeo em que ele aparece, supostamente, recebendo propina de um empresário.
Mesmo negando o afastamento, na última terça-feira (15.08), o desembargador autorizou a
busca e apreensão na prefeitura e nas residências dos alvos, e também a quebra de sigilo bancário de Manoel. Conforme o Núcleo de Ações de Competência Originária, o Naco, as provas contra o prefeito se baseiam nos depoimentos do empresário que gravou o vídeo, e que o prefeito utilizou do cargo para pedir propina.
De acordo com o desembargador, “o órgão acusatório não apontou peculiaridades fáticas do caso concreto que pudessem justificar o afastamento imediato do agente político do cargo, condição indispensável para que se defira a medida cautelar”.
Em nota, o prefeito alega que o vídeo foi gravado fora do contexto e "não reflete a realidade dos fatos". E que repudia a atribuição destes atos à sua conduta.
Nota na íntegra
O prefeito Manoel Loureiro reafirma que não coopera ou contribui para
atividades ilegais sejam por quaisquer formas. Repudia a atribuição destes atos à sua conduta.
É importante esclarecer que o vídeo apresentado foi tirado do contexto e não reflete a realidade dos fatos.
Por isso mesmo, continua à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos em relação a seu comportamento pessoal e enquanto figura pública, no intuito de restabelecer a verdade. Além disso, aguarda o trâmite do inquérito em andamento no Ministério Público e se pronunciará no momento e foro oportunos.
Na oportunidade, Manoel Loureiro Neto reafirma o compromisso com a transparência, a boa gestão do dinheiro público, o cuidado com o cidadão e desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento do município.