Quinta-feira, 30 de maio de 2024
informe o texto

DINHEIRO VIVO

Médico, prefeito em MT usava consultório para receber propina

Manoel Loureiro fazia cobranças a empresário que conhecia a mais de 30 anos

Foto: Reprodução

Médico, prefeito em MT usava consultório para receber propina

Manoel Loureiro contando dinheiro que seria de propina

O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB), usava seu consultório médico para receber propina do empresário Alessandro Souza de Carvalho. Inclusive, o vídeo em que ele aparece contando dinheiro de propina foi gravado no consultório do gestor, que é médico de profissão.

“Para corroborar suas declarações, o comunicante apresentou, entre outros elementos, [...] vídeo em que o Prefeito confere o dinheiro entregue pelo comunicante no consultório médico daquele; e vídeo em que certa quantia é entregue nas mãos do segundo representado, que se compromete a depositá-la em favor do Prefeito naquele mesmo dia, 29.12.2022”, consta a decisão assinada pelo desembargador Rondon Bassil Dower Filho.

Manoel Loureiro é o principal alvo da Operação Avaritia, que apura pagamento de propina em contratos da prefeitura de Diamantino. Conversas de WhatsApp com Alessandro de Carvalho mostram ele cobrando dinheiro, que ele chama de "documento", após liberar pagamentos para a Construtora Monte Alto.

“O atual Prefeito de Diamantino, a quem conhece há mais de 30 (trinta) anos, passou a exigir do empresário o pagamento de propina como condição à liberação dos pagamentos das notas emitidas por sua empresa, atuando de modo a agilizar os pagamentos em favor daquela, com objetivo único e exclusivo de obter do particular o pagamento de vantagem indevida”, diz o MPE.

OUTRO LADO

O prefeito Manoel Loureiro já se posicionou por meio de nota, em que nega ter participado de qualquer ato de corrupção.

Íntegra da nota:

O prefeito Manoel Loureiro reafirma que não coopera ou contribui para atividades ilegais sejam por quaisquer formas. Repudia a atribuição destes atos à sua conduta.

É importante esclarecer que o vídeo apresentado foi tirado do contexto e não reflete a realidade dos fatos. 

Por isso mesmo, continua à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos em relação a seu comportamento pessoal e enquanto figura pública, no intuito de restabelecer a verdade. Além disso, aguarda o trâmite do inquérito em andamento no Ministério Público e se pronunciará no momento e foro oportunos.
 
Na oportunidade, Manoel Loureiro Neto reafirma o compromisso com a transparência, a boa gestão do dinheiro público, o cuidado com o cidadão e desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento do município.

Manoel Loureiro Neto

Enquete

Qual aspecto considera mais crucial para melhoria do Cuiabá no Brasileirão?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet