Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
informe o texto

GUERRA URBANA

Juiz condena 5 membros do Comando Vermelho que controlavam tráfico no Tijucal

Um dos faccionados já tem 99 anos de condenação por outros crimes

Foto: Reprodução

Juiz condena 5 membros do Comando Vermelho que controlavam tráfico no Tijucal
O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal, condenou cinco membros do Comando Vermelho à prisão pelo tráfico de drogas no bairro Tijucal, em Cuiabá. Um dos faccionados já tem 99 anos de condenação por outros crimes cometidos a mando da organização criminosa.
 
Apesar da condenação, três deles cumprirão a pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleira e cumprimento de medidas cautelares como a proibição do consumo de álcool e drogas, recolhimento noturno, além de não poder portar armas e nem frequentar lugares como bares e casas de jogos.
 
As penas variam entre 4 anos e 6 meses até 11 anos 3 meses e 20 dias. As maiores penas foram dadas ao gerente e o supervisor do tráfico na região do Tijucal. Todos eles possuem passagens criminais anteriores à atual prisão.
 
"(...) o grupo criminoso se instaura como verdadeiro Poder Paralelo causador de inúmeros problemas na sociedade, atuando dentro e fora dos presídios de todo o país, ordenando 'salves' e até morte de desafetos, de modo a exercer uma intimidação coletiva, pelo que merece valoração negativa", diz trecho da decisão.
 
E que eles praticaram o "o crime de associação para o tráfico de drogas como integrantes de organização criminosa conhecida por atos de extrema violência e voltada para a prática não apenas do comércio ilegal de entorpecentes, mas de outros delitos, como tortura, homicídio, roubo e lesão corporal".
 
Sitevip Internet