Terça-feira, 21 de maio de 2024
informe o texto

MUNDO CÃO

Justiça manda sequestrar bens da "Família do Pó" em MT

Casal, filha e genro integram facção criminosa Comando Vermelho

Uma decisão do juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal, determinou o sequestro de um imóvel e mais três terrenos da "Família do Pó" em Água Boa (730 km a leste de Cuiabá). O casal, a filha e o genro fazem parte do Comando Vermelho e comandam o tráfico de drogas na região.
 
Presos em maio deste ano, eles respondem pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo conversas extraídas dos celulares dos quatro, o casal comprava bens e colocava no nome da filha ou do genro, para ocultar a origem ilícita do dinheiro.
 
Os pais também usavam as contas da filha, que tinha até uma loja de "fachada" para legalizar a movimentação do dinheiro com altas quantias. Havia inclusive uma procuração da filha para que a mãe pudesse fazer movimentações em suas contas bancárias.
 
Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), a Polícia encontrou na casa dos pais cadernos contendo os registros da venda de drogas. Para não levantar suspeitas, eram usados códigos como chá, pó e óleo para os entorpecentes vendidos.
 
Foram sequestrados um imóvel avaliado em R$ 350 mil e um terreno de R$ 37 mil em Juscimeira (157 km ao sul), além de dois lotes em Poxoréu (251 km ao sul). "Assim, subsistem fortes indícios de que os bens imóveis discriminados nesta representação foram adquiridos com recursos provenientes de atos ilícitos e, dessa forma, justificaria o perdimento em favor da União, na hipótese de condenação", diz trecho da decisão.
 
"Sob outro aspecto, exsurgem da pretensão os requisitos do fumus commissi delicti e periculum libertatis, vez que as investigações denotam a existência de uma organização criminosa, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com objetivo de obter vantagem de natureza financeira, mediante a prática de crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro", argumentou ainda o magistrado.

Enquete

Qual aspecto considera mais crucial para melhoria do Cuiabá no Brasileirão?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet