Terça-feira, 21 de maio de 2024
informe o texto

PERICULOSIDADE

Justiça mantém isolamento em penitenciária da alta cúpula do Comando Vermelho

Em ala comum, detentos seguem ordenando crimes em nome de facção

Foto: Reprodução

Justiça mantém isolamento em penitenciária da alta cúpula do Comando Vermelho
O juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal, manteve o isolamento no raio 8 da Penitenciária Central do Estado (PCE) dois membros da alta cúpula do Comando Vermelho (CV) em Mato Grosso. Nesse raio as visitas são mais restritas, as celas são individuais e o banho de sol é de, apenas, duas horas por dia. Apesar das alegações dos advogados, o magistrado entendeu que mesmo com o isolamento eles continuam cometendo os crimes em nome da facção.
 
A decisão se refere a Sandro Silva Rabelo, o "Sandro Louco", um dos quatro líderes do Comando Vermelho no estado, e Leonardo dos Santos Pires, mais conhecido como "Sapateiro", membro da alta cúpula do CV e conhecido por ser mandante de crimes com requintes de crueldade.
 
Foi "Sapateiro" que ordenou a morte do zagueiro do Sinop Esporte Clube, Willian Santana, em setembro de 2021. Ele foi morto após uma menina de 12 anos ter afirmado à facção ter sido estuprada por ele em um matagal.
 
Assim como Sandro, Leonardo também usa a esposa e a ex-mulher para ocultar o dinheiro vindo das atividades ilícitas do Comando Vermelho. Os dois se casaram com as atuais esposas quando já estavam presos e as mulheres ostentam um alto padrão de vida mesmo sem terem nenhum vínculo empregatício ou mesmo negócio próprio.
 
"Nesse enquadramento fático, há fortes indícios de que os réus integram a facção criminosa comando vermelho em posição de destaque, de modo que a manutenção no “raio 08” da Penitenciária Central do Estado, como determinado à época em que o feito tramitava perante o Nipo, afigura-se adequada ao caso, pois, somada à relevância de suas posições no contexto da organização criminosa investigada, os implicados registram extenso histórico criminal por delitos violentos, a evidenciar a sua periculosidade e a necessidade de resguardar a segurança pública", diz trecho da decisão que os manteve no isolamento.

Enquete

Qual aspecto considera mais crucial para melhoria do Cuiabá no Brasileirão?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet