Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
informe o texto

FEIRA DO EMPREENDEDOR

Sicredi apoia micro e pequenos empreendedores a prosperarem nos negócios

Durante o evento, associados podem conhecer as melhores soluções para suas necessidades

Foto: Reprodução

Sicredi apoia micro e pequenos empreendedores a prosperarem nos negócios
A melhora do ambiente econômico tem estimulado o crescimento de pequenos empreendimentos no Brasil e refletido em indicadores do segmento. Levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados da Receita Federal aponta que no 1º semestre deste ano o país teve um saldo positivo de 868,8 mil novos negócios entre microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEI). Em Mato Grosso, o número de empresas desses portes supera a marca de 430 mil, sendo que 19,6% delas são associadas ao Sicredi.  
 
Para entender as necessidades deste público e atender de forma mais adequada, a instituição financeira cooperativa irá participar da 13ª edição da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae MT. O evento ocorrerá de 5 a 8 de outubro, das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil pessoas nos quatro dias de feira, que este ano ocorre de forma híbrida com transmissão online via YouTube e redes sociais. Para participar os interessados devem se inscrever de forma gratuita no site https://feiradoempreendedor.mt.sebrae.com.br/. 
 
“O Sicredi desenvolve um projeto muito importante chamado ‘Eu Coopero com a Economia Local’ que visa o fomento e a valorização dos pequenos negócios. Participar da feira vai ao encontro da nossa missão, de trazer prosperidade às comunidades onde atuamos, além de proporcionar mais proximidade dos associados deste segmento. É uma oportunidade de entender desejos e necessidades das pequenas empresas para que possamos atendê-las com soluções adequadas, auxiliando o desenvolvimento do negócio e cooperando com o crescimento da economia local”, pontua a consultora de Negócios do Sicredi, Gabriela Sato. 
 
Na programação do evento, que reúne 183 expositores e inclui mais de 200 palestras, workshops, rodadas de negócio, oficinas técnicas e minicursos, está prevista a mini palestra “Gestão inteligente de pagamentos, vendas e recebimentos”, que será ministrada pela consultora de Negócios do Sicredi, Raquel Viana, especialista de meios de pagamento, fluxo de caixa e canais de relacionamento.  
 
Durante a feira, a instituição financeira cooperativa atenderá os empreendedores e aqueles que desejam abrir seu negócio em um espaço pensado especialmente para isso. Associados empreendedores poderão participar da “Rodada de negócios virtual”, na qual o visitante poderá divulgar os contatos corporativos e informações de sua empresa nas telas de LED espalhadas pelo estande. 
 
Do universo de associados “pessoa jurídica” do Sicredi, mais de 84 mil se enquadram nos segmentos de micro empreendedores individuais (35%), micro (45%) e pequenas empresas (20%) em Mato Grosso nos setores de comércio, serviços, indústria, agricultura e construção civil. 
 
Para atender esses associados, a instituição disponibiliza diversos produtos e serviços financeiros, como a máquina de cartão e emissão de boletos, pix gratuito para pagar e receber, além do apoio com a conta corrente PJ, crédito, produtos de investimentos, previdência empresarial, consórcios e seguros. “Soluções que trazem segurança, praticidade e agilidade aos associados do segmento empresarial”, destaca Gabriela.  
 
Presença e apoio  
 
O Sicredi também estará presente em outros dois eventos que ocorrem no Centro de Eventos do Pantanal nesta semana da Feira do Empreendedor: a 2ª edição da Cuiabá Solar Expo e o Congresso Estadual das Associações Comerciais.  
 
Cuiabá Solar Expo – Feira de Energia Solar Fotovoltaica - Evento de varejo, voltado para o consumidor final que tem interesse em instalar energia solar em sua residência, empresa ou propriedade rural, além de programação voltada para o empreendedorismo em energia solar e capacitação, para quem já atua na área como fornecedor. Neste evento, o Sicredi participa por meio de um estande, onde o público terá informações sobre alguns produtos como financiamento de energia solar, consórcio sustentável e seguro placa solar. No incentivo à produção de energia sustentável, o Sicredi oferece taxas acessíveis e prazos para pagamento de até 120 meses. 
 
Congresso Estadual das Associações Comerciais - Realizado pela Facmat,  este evento reunirá membros das Associações Comerciais filiadas para integração e troca de experiências. Lá, o Sicredi apresentará soluções para o setor e associados ligados ao comércio e realizará palestra com o tema “Planejamento Financeiro Inteligente com Sicredi: Maximizando Retornos e Minimizando Riscos”, ministrada por Markus Willian Batista Silva, assessor de Investimento do Sicredi. Ocorrerá em paralelo com a Feira do Empreendedor, nos dias 5 e 6 de outubro, a partir das 14h. Na programação estão previstos painéis com temas como: Reforma Tributária, lançamento do Conselho Estadual da Mulher Empresária, e palestras ministradas por especialistas nas áreas de governança e sustentabilidade, além de reuniões e apresentações de casos de sucesso. As inscrições devem ser feitas através do site: https://forms.gle/8NDkuLZuCDetg5Ry5. 
 
Sobre o Sicredi  
 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. 
 
Nos estados de Mato Grosso, Pará Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 240 municípios e possui 311 agências, para o atendimento a mais de 1,152 milhão de associados. 
 
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 
Redes Sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | YouTube 
 
Sobre a Feira
 
A 13ª Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/MT, com o apoio das seguintes instituições: Fecomércio, Senar-MT, Sicredi, Fiemt, Tik Tok, Sicoob, Banco do Brasil, Desenvolve MT, Cuiabá Expo Solar, Arcade, Charge TI, Heimdallr e Yazo.
 
Sitevip Internet