Quinta-feira, 25 de julho de 2024
informe o texto

MODELO

Jucemat celebra 55 anos como uma das mais céleres do Brasil

Desafio agora é implantar Balcão Único em todo Estado para incentivar abertura de empresas

Foto: Secom-MT

Jucemat celebra 55 anos como uma das mais céleres do Brasil
A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) celebra 55 anos na segunda-feira (09.10) e é uma das mais novas e céleres do país. O tempo médio da abertura de uma empresa em Mato Grosso é de 2 horas e 40 minutos por meio da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (Redesim).

O presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim Silva, vai aproveitar a plenária da autarquia, que julga processos das empresas, para fazer a celebração. Na data, duas servidoras mais antigas, com 28 anos de carreira na Junta serão homenageadas.

“Ao buscar tornar mais rápida e simplificada a abertura de empresas no Estado, estamos contribuindo para o crescimento econômico e social do estado, gerando empregos e impostos. Pela transformação digital da Jucemat, o empreendedor abre sua empresa sem sair do seu ambiente de negócio ou trabalho, com processos 100% automatizados e com taxa zero, simplificando todo o processo. Isso graças à Redesim, presente em todos os municípios do Estado”, afirmou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, parabenizou a Jucemat pelo trabalho que tem reconhecimento nacional pela agilidade e a qualidade dos serviços prestados.

“É uma Junta que orgulha todos os mato-grossenses pelo brilhante e competente trabalho que realiza, principalmente facilitando a vida de quem quer empreender em nosso Estado”.

Agora, o desafio da Jucemat é implantar o Balcão Único em todo Estado. A plataforma é do Governo Federal e permite que os empreendedores abram empresas sem custos, preenchendo um formulário eletrônico único. Em Guarantã do Norte (710 km da capital), uma empresa foi aberta em 7 minutos e 13 segundos, por meio da parceria da Jucemat com a prefeitura local.

“O empreendedor conseguiu ao mesmo tempo o CNPJ, todos os registros, os alvarás da prefeitura, vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros. Contudo, ele disponível para negócios com determinadas naturezas jurídicas: empresário Individual (EI) e Sociedade Limitada – LTDA”.
 
Sitevip Internet