Quinta-feira, 25 de julho de 2024
informe o texto

MISSÃO CHINA E ÍNDIA

Governo abre portas para investimentos asiáticos no Estado

Mauro enfatizou a importância de conhecer a cultura indiana para estabelecer relações comerciais com o país

Foto: Reprodução

Governo abre portas para investimentos asiáticos no Estado
O Governo de Mato Grosso concluiu nesta quarta-feira (15.11) sua missão na Índia de apresentar possibilidades de investimentos no Estado. 
 
O governador Mauro Mendes liderou uma comitiva com representantes dos setores produtivo e industrial, junto dos deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, para buscar consolidar o comércio com os indianos. 
 
Após o encerramento da agenda, Mauro enfatizou a importância de compreender a cultura indiana para estabelecer relações comerciais sólidas. 

“Conhecer o povo é o primeiro passo para fazer negócio com essas civilizações milenares e nós temos muito o que aprender com eles. Foi uma oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura, sobre como fazer negócios e entender as dinâmicas que podem criar oportunidades para os empresários de Mato Grosso”, destacou o governador. 

Mauro agradeceu a participação ativa dos representantes das federações e associações mato-grossenses, que fizeram parte da comitiva.

“Essas federações vão disseminar o conhecimento adquirido aqui, possibilitando outras missões como esta e abrindo caminho para novas oportunidades aos mato-grossenses”, concluiu. 
 
A missão na Índia representa um marco na história de Mato Grosso. Esta foi a primeira vez que o Estado esteve em visita oficial no país em busca de parcerias estratégicas.  

O governador Mauro Mendes também foi o único convidado estrangeiro a participar da cerimônia de abertura da 42ª Feira Internacional de Comércio em Nova Dehli, que reúne as principais indústrias de alimentos, tecnologias, eletrônicos da Índia e de alguns países.
 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, expressou seu apoio à missão, ressaltando a relevância do encontro para fortalecer os laços comerciais e atrair investimentos para o setor industrial do estado.

"Precisamos parabenizar o governador por liderar essa missão, que representa a união da força produtiva de Mato Grosso. Foi um sucesso, pois estamos aqui representando o Estado e dando os primeiros passos rumo a novas parcerias e investimentos. É o início de uma conversa importante para o setor industrial”, afirmou Rangel. 
 
Os deputados Beto Dois a Um e Diego Guimarães fazem parte da comitiva liderada pelo governador Mauro Mendes a China e Índia. (Crédito: Laice Souza-Secom/MT)
Além da Índia, a comitiva passou pela China, onde participou da maior feira comercial do país, com representantes do mundo todo, além de visitar grandes empresas.

China e Índia lideram a lista das nações mais populosas e, juntas, totalizam cerca de 36% da população mundial, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). A grande quantidade de habitantes representa um mercado significativo para Mato Grosso, que é um dos maiores produtores de alimentos do planeta.
 
Sitevip Internet