Terça-feira, 5 de dezembro de 2023
informe o texto

Notícias Economia

INCENTIVO

Calcário chega às mãos dos pequenos agricultores em VG

Prefeito anuncia transformações em 6 comunidades

Calcário chega às mãos dos pequenos agricultores em VG

Foto: Secom-VG

As comunidades rurais de Várzea Grande foram palco de uma ação do Poder Público Municipal com apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da Bancada Federal para seis projetos de assentamentos: Sadia I, Sadia III, Umuarama, Dorcelina Folador, Limpo Grande e Formigueiro. Um total de 350 toneladas de calcário foi entregue, um presente para a agricultura familiar do município, responsável pela produção de alimentos para consumo próprio e para comercializar e garantir fartura na mesa de milhares de moradores de Várzea Grande e Cuiabá.

A entrega, fruto de uma parceria entre os Governos Municipal e Estadual, além do empenho da Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado, ocorreu na sede da Associação da Villa São Miguel PA, na comunidade rural Sadia III, em Várzea Grande.

Ao entregar pessoalmente o calcário, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, anunciou uma série de benefícios adicionais que transformarão a realidade das comunidades. Em meio à entrega, Kalil Baracat ressaltou a importância do projeto para ele, uma vez que seu pai - Ernandy Maurício Baracat de Arruda – foi um dos incentivadores do assentamento do Sadia III. "Contribuir com a prosperidade desses produtores é uma missão pessoal e como prefeito, uma responsabilidade ainda maior. Tenho muito carinho pela comunidade do Sadia III e todos aqui".

Entre os compromissos anunciados, destaca-se a pavimentação das ruas da comunidade do Sadia III, abertura de novas ruas nas demais comunidades, iluminação em LED das principais avenidas, construção de um posto de saúde para a comunidade do Sadia III, que atenderá todas as seis comunidades, com previsão de entrega em maio de 2024. Outras melhorias pontuadas pelo prefeito incluem a estrada de acesso às comunidades, uma nova escola municipal, atendimento dentário e a construção de um centro de comercialização de mel para os pequenos produtores.

"Essa entrega vai além do calcário. É um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dessas comunidades", afirmou o prefeito Kalil Baracat.

A entrega contou com a presença do deputado federal Coronel Assis, do presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, dos vereadores Rosy Prado, Cleyton Nassarden, Paulo Silva e Braz Jaciro que se empenhou diariamente para que a iniciativa se concretizasse. Rosy ressaltou a importância do projeto para as comunidades rurais e expressou sua satisfação em ver os resultados do trabalho conjunto.

"Eu cobrei todos os dias esse calcário, porque eu sei da importância dele. Eu cresci na roça e sei a realidade que todos aqui vivem. Busquei a ajuda do deputado estadual Júlio Campos, também fui até o Governo do Estado e hoje é gratificante ver o poder público atuando de forma efetiva para transformar a realidade dessas famílias. Estamos apenas começando", disse a vereadora Rosy Prado.

Para o deputado federal Coronel Assis, a entrega de calcário não é apenas um ato isolado, mas sim uma peça fundamental em um conjunto de esforços para transformar a realidade das comunidades rurais de Várzea Grande. “Eu pedi ao prefeito Kalil que parte da emenda parlamentar do meu partido a Várzea Grande seja utilizado para o asfalto da comunidade aqui. Também com os compromissos anunciados pelo prefeito, apoio parlamentar e a dedicação de autoridades locais, a entrega de calcário é apenas o primeiro passo rumo a um futuro mais próspero para a agricultura familiar no município”, afirmou o deputado.

O envolvimento da comunidade - A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS), liderada pelo secretário Jean Lucas Teixeira de Carvalho, foi responsável pela logística da entrega do calcário. Além de explicar a importância do calcário para a correção do solo, o secretário destacou que as comunidades rurais já vêm recebendo diversos benefícios, como capacitações, equipamentos e maquinário.

"É uma iniciativa que visa não apenas corrigir o solo, mas promover o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, garantindo que os agricultores familiares tenham as ferramentas necessárias para prosperar," afirmou o secretário.

Paulinho Silva, presidente da Associação de produtores rurais do Sadia III, e pequeno produtor, expressou sua gratidão pelo empenho das autoridades. "Sem essa ajuda, seria impossível produzir e sustentar as famílias", declarou Silva.

Francisco Mastim, vice-presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Várzea Grande, conhecido como "Tizio do Brasil", enfatizou não apenas a importância do calcário para a produção, mas também a inviabilidade financeira para o pequeno produtor arcar com o custo do produto e do frete.

Carmem Maria Ponce, presidente da associação Dorcelina Folador, compartilhou a alegria que as ações estão trazendo para todos, mesmo aqueles que não plantam. "Estou muito feliz e motivada. O calcário servirá para plantarmos a pastagem do nosso gado leiteiro, além de fortalecer outras atividades como a apicultura".

Kalil Baracat sinalizou que a correção da acidez do solo, pelo calcário, permite que os pequenos produtores tenham sua produção ampliada, bem como a possiblidade da mesma ser comercializada para terceiros, além de consumida pelas famílias dos produtores.

“A busca de solução para os problemas da população e da cidade ficam muito menos impactantes quando todos os possíveis atores atuam em conjunto e comum acordo.  Aqui temos a participação da Prefeitura de Várzea Grande, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Bancada Federal e da Câmara de Vereadores, todos em busca de atender ao cidadão e Várzea Grande e podem ter a certeza de que quando se unem os compromissos em prol de uma solução ela sai do papel, se torna realidade e transforma a vida das pessoas”, frisou Kalil Baracat.

Enquete

O que você fará com o 13º salário?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet