Quinta-feira, 25 de julho de 2024
informe o texto

INFERNAL

Cidade registra temperatura mais alta da história do Brasil; saiba qual é

De acordo com o instituto, a cidade alcançou 44,8°C no último domingo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade miniera de Araçuaí, localizada a pouco mais de 670 km da capital do estado, registrou a maior temperatura já aferida na história do Brasil neste fim de semana.

De acordo com o instituto, a cidade alcançou 44,8°C no último domingo (19/11), a maior temperatura já registrada no país. Até então, o recorde era da cidade de Bom Jesus, no Piauí, onde os termometros marcaram 44,7°C em 21 de novembro de 2005.

O final de semana foi marcado por registros de calor em dioversos locais do país. Os termômetros da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, marcaram 42,5ºC no sábado (18/11), um recorde para o município.

A onda de calor que atinge o país há semanas tem levado diversas cidades do país a registrarem temperaturas extremas. Os registros são um reflexo do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura média nas águas do Oceano Pacífico Equatorial.

Além disso, a ocorrência de eventos extremos, como as ondas de calor, têm também influência do aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.

O Inmet projeta que o ano de 2023 será o mais quente desde da década 60. Este ano, considerando o último fim de semana, o Brasil já registrou oito ondas de calor.
 
Sitevip Internet