Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
informe o texto

GAZETA DADOS

Presidente da AL lidera todos cenários de pesquisa para prefeitura de Cuiabá

Eduardo Botelho tem boa vantagem sobre todos adversários

Foto: Reprodução

Presidente da AL lidera todos cenários de pesquisa para prefeitura de Cuiabá
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), lidera em todos os cenários possíveis a intenção de voto para a Prefeitura de Cuiabá em 2024. É o que aponta a primeira pesquisa do instituto Gazeta Dados na capital.

Na modalidade estimulada - quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem entre as alternativas - Botelho aparece com 21% da preferência dos cuiabanos. Ou seja, 4 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, deputado federal Abilio Brunini (PL) que aparece com 17%.

Em terceiro lugar vem o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com 12%, Wilson Santos (PSD) 7%, José Roberto Stopa (PV), 4%, seguido pelo deputado federal Fábio Garcia (União) com 3%, deputado Juca do Guaraná (MDB) tem 2% e o pastor Marcos Ritela (PRD) com 1%. Brancos e nulos são 12% e quem não soube ou não quis responder chegam a 21%.

Já em um cenário sem a presença de Abilio, Juca do Guaraná, Ritela e Wilson Santos, Eduardo Botelho chega a 27% da intenção de votos, seguido pelo petista com 14%, Fábio Garcia 6% e José Roberto Stopa 5%. Brancos e nulos sobem para 20% e não responderam ou não quiseram responder 28%.

Incluindo Abilio Brunini neste cenário, ele alcança 19%, quatro a menos que Botelho que lidera com 23%. Lúdio fica com 13%, Fábio Garcia e Stopa dividem a última posição com 5 pontos cada. Brancos e nulos 13% e não souberam ou não responderam 22%.

Espontânea

O Gazeta Dados também avaliou os pré-candidatos na modalidade espontânea - quando os nomes não são apresentados. Botelho segue na frente com 7%, seguido por Abilio com 5%, Lúdio 3%, e Wilson Santos, Fábio Garcia e José Roberto Stopa com 1% cada. Outros nomes somaram 2%, e, 80% não souberam ou não quiseram responder.

Rejeição

No ranking da rejeição, Abílio empata com o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) com 44% dos entrevistados dizendo que não votariam de jeito nenhum em ambos.

Em seguida, o mais rejeitado é Fábio Garcia com 42%, seguido pela exdeputada Rosa Neide (PT) com 41%, Lúdio Cabral com 36% e Eduardo Botelho com 31% de rejeição.

Chefe da AL também venceria em segundo turno

Na simulação de confrontos entre os candidatos no segundo turno, Eduardo Botelho venceria todos os seus adversários. Numa eventual disputa com Abilio Brunini, Botelho venceria por 31% a 22%. Já 20% disseram que anularia ou votaria em branco. Já 27% não quiseram ou não souberam responder.

Já em uma disputa de 2º turno com Lúdio Cabral, Botelho teria 33% contra 17% do petista. Já 22% votariam nulo ou branco e 28% não quiseram ou não souberam responder. Se o rival fosse Fábio Garcia, o placar seria de 33 a 10 pontos percentuais. Já brancos e nulos 25% e não souberam ou não quiseram responder 32%.

Em um cenário entre Abilio Brunini e Lúdio Cabral, a disputa estaria empatada tecnicamente dentro da margem de erro, com Abilio somando 24% da intenção de votos e Lúdio 23%. Nulos e brancos seriam de 24% e 29% não responderam.

Já em uma disputa entre Abilio Brunini e José Roberto Stopa, Abilio venceria por 24% a 15%. Bancos e nulos seriam de 28% e não souberam responder 33%. E se o adversário fosse Fábio Garcia, Abílio venceria por 24 pontos a 14.

Em um cenário de disputa de 2º turno entre Lúdio Cabral e o deputado Fábio Garcia, o petista venceria com mais que o dobro de intenção de votos. Ele alcançaria 25% contra 11% de Garcia. Brancos e nulos seria de 29% e não responderam 35%.

A pesquisa foi realizada com 800 moradores de Cuiabá entre os dias 15 e 18 de novembro. O método utilizado é o Survey, que consiste em pesquisa de metodologia quantitativa com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%.
 
Sitevip Internet