Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
informe o texto

RITMO DE TARTARUGA

Prefeito confirma que obras do BRT estão paradas em VG e cobra Estado sobre prazos

Kalil Baracat, porém, diz confiar que modal será entregue até dezembro de 2024

Foto: Reprodução

Prefeito confirma que obras do BRT estão paradas em VG e cobra Estado sobre prazos
Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) admitiu que as obras do BRT (transporte rápido por ônibus em inglês) estão paradas e que a gestão tem feito cobranças ao Estado quanto ao cumprimento dos prazos. A obra está prevista para ser concluída até o final de 2024.

"Tem que recorrer à Secretaria de Estado de Infraestrutura para saber porquê a obra parou e para que finalize. Nós estamos cobrando o Governo uma posição para cumprir a obra. E acredito que o Governo vai cumprir", afirmou o gestor.

Ele ainda disse que confia no prazo dado pelo Estado para a finalização da obra. "Acredito que o Governo vai concluir. Tanto em Cuiabá quanto em Várzea Grande a gente está acreditando nesse prazo que foi dado e que o governador Mauro Mendes vai colocar esse modal funcionando até o final do ano que vem".

Ao ser questionado se a nova paralisação da obra está afetando novamente os moradores e comerciantes, já que a Avenida da FEB está parcialmente fechada, o prefeito evitou fazer críticas às medidas adotadas pelo Estado. "O povo já sofria antes. Então a gente apostou que com essa construção do BRT resolveria isso".

A obra do BRT em Várzea Grande foi autorizada no segundo semestre de 2022, com previsão de conclusão em 30 meses e custo de R$ 468 milhões. O traçado é parecido com o do veículo leve sobre trilhos (VLT), com a diferença de que será criado um grande corredor para a passagem dos ônibus. 

Em março deste ano os trilhos do VLT começaram a ser retirados para que as obras do BRT pudessem avançar. O VLT, modal escolhido em 2012 para a Copa do Mundo de 2014, consumiu mais de R$ 1 bilhão e chegou a 80% das obras, valor que não será aproveitado mais por causa da substitição pelo BRT.
 
Sitevip Internet