COMANDO VERMELHO
Justiça condena "Xana", "Bala" e "Problemático" por integrarem facção
Penas variam entre 7 e 12 anos de prisão
THALYTA AMARAL
08/06/2023 - 15:32
Com penas que variam entre 7 e 12 anos de prisão, três integrantes do Comando Vermelho em Comodoro (644 km a oeste de Cuiabá) foram condenados por associação para o tráfico pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá. "Xana", "Problemático" e "Bala" poderão recorrer da sentença em liberdade.
Eles chegaram a ser presos em setembro de 2020, mas conseguiram reverter a preventiva e desde então estão soltos. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) eles foram detidos após serem flagrados com drogas e tentando cooptar um adolescente de 17 anos para a facção.
"Bala" era "disciplina" do Comando Vermelho em Comodoro, sendo responsável por recolher dinheiro da venda de drogas e repassar para os líderes da facção. Já "Xana" era o gerente da organização criminosa na cidade. Por terem cargos de líderança, cada um foi condenado a 12 anos e 11 meses de reclusão, além do pagamento de 1.336 dias-multa, o que corresponde a R$ 58,7 mil.
Já "Problemático", que tinha papel secundário na facção foi condenado a 7 anos e 1 mês de prisão, além dopagamento de 753 dias-multa, o que equivale a R$ 33,1 mil. Ele é o único com direito a regime semiaberto, os demais terão que cumprir pena fechada.
"Com efeito, as alegações de inépcia da peça acusatória e ausência de justa causa, não merecem amparo, uma vez que a presente denúncia se respaldou nos elementos de provas colhidos durante a investigação policial, conforme restou evidenciado nos documentos colacionado aos autos, em especial o Relatório Técnico nº 40/2020 (id. 42225452), entre outros elementos probatórios constantes dos autos, a qual narra de forma clara e objetiva quais os supostos vínculos existentes entre os denunciados", diz trecho da decisão que condenou o trio.