Domingo, 21 de julho de 2024
informe o texto

SEM DIÁLOGO

​Governo reduz índice da RGA e servidores terão reposição de 4,62% nos salários

Índice foi reduzido de 5,86% para 4,62% após inflação do IPCA para o ano de 2023 ser abaixo do esperado

Foto: Reprodução

​Governo reduz índice da RGA e servidores terão reposição de 4,62% nos salários
O governo do Estado decidiu aplicar o índice da Revisão Geral Anual (RGA) de 4,62%, conforme publicado nesta quinta-feira (11) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O índice a ser aplicado será menor que o previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que era de 5,86%.

Durante a semana, quando já havia a expectativa da inflação de 2023 ser abaixo da esperada, uma comissão de deputados tentou articular junto ao Poder Executivo para manter o índice aprovado na LDO. Nesta quinta-feira (11), houve uma reunião em que o Executivo praticamente descartou aplicar o índice de 5,86%.

O presidente da AL destacou que os parlamentares não têm poder de alterar o índice proposto pelo Executivo. Todavia, negociam para evitar maiores prejuízos aos servidores.

"Resolveram manter o índice e as negociações continuam, vamos deixar a votação para o período da tarde, tentar que haja alguma concessão, mas o governo está bem intransigente nisso", explicou o deputado Eduardo Botelho após reunião com a equipe do Governo.

Na manhã de hoje, Carmem Machado, presidente Federação dos Fervidores Públicos, que engloba 22 sindicatos e associações sindicais, esteve na Assembleia para pressionar os parlamentares a aprovarem o índice aprovado na LDO.   
 
Sitevip Internet