Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
informe o texto

CHUVAS ESCASSAS

Seca volta a causar prejuízos e mais duas cidades de MT decretam emergência

Municípios destacam prejuízos à agricultura por conta da falta de chuvas

Foto: Reprodução

Seca volta a causar prejuízos e mais duas cidades de MT decretam emergência
Por causa da seca extrema e os prejuízos ao agronegócio, mas duas cidades de Mato Grosso decretaram situação de emergência: Conquista D'Oeste (571 km a oeste de Cuiabá) e Nova Ubiratã (502 km ao norte). Nos municípios a pouca quantidade de chuva no segundo semestre de 2023 causou danos que ainda estão sendo calculados.

Em Conquista D'Oeste a prefeita Maria Lucia de Oliveira Porto decretou emergência em 11 de janeiro. Segundo a gestora, "estimando-se danos no setor da agricultura, agricultura familiar, agropecuária, bem como nas propriedades rurais, inclusive, no resultado da produtividade de tais setores econômicos".

E que "a ocorrência de grave seca, devido ao exaurimento hídrico causado pelo regime irregular de chuvas em todo seu território" tem prejudicado não apenas a agricultura, mas também a saúde e manutenção da qualidade de vida da população que depende da preservação da água".


Já em Nova Ubiratã o prefeito Edegar José Bernardi publicou o documento em 16 de janeiro, com validade de 120 dias. Segundo o decreto, "a estiagem traz resultados expressivos econômicos e sociais, com intensidade no que diz respeito à redução na produção de soja, milho, algodão e feijão, totalizando perdas significantes nas propriedades rurais".

Com a decretação de emergência, a prefeitura autoriza a realização de ações emergenciais, como a convocação de voluntários e também a realização de obras com dispensa de licitação por até um ano, contado da data do decreto.


Em Mato Grosso mais de 30 prefeituras já decretaram emergência por causa da seca. O principal objetivo dos decretos é auxiliar os produtores rurais na renegociação de dívidas junto às instituições financeiras, servindo o documento como prova que uma situação atípica comprometeu a safra e prejudicou os pagamentos. 
 
Sitevip Internet