Domingo, 22 de junho de 2025
informe o texto

ESTÚDIO RURAL

Escola Agrícola Ranchão oportuniza aprendizagem técnica e abre fronteiras para a nova geração

A unidade educacional do Senar Mato Grosso está localizada em Nova Mutum e conta com capacidade para 250 alunos

Foto: Canal Rural Mato Grosso

Escola Agrícola Ranchão oportuniza aprendizagem técnica e abre fronteiras para a nova geração
Frente aos desafios do agronegócio, a mão de obra dentro do setor é um dos fatores que lidera a lista. A educação formal com formação em técnico agropecuário é vista como uma oportunidade a nova geração e, principalmente, o produtor rural.

A educação formal, através da formação técnica, é o tema do Estúdio Rural deste sábado (20), que conta com a presença do gerente de Educação Formal do Senar Mato Grosso, Marcos Medeiros.

Em Nova Mutum, em uma área de aproximadamente 180 hectares, está situada a Escola Agrícola Ranchão. O local conta com capacidade para 250 alunos e um corpo docente com profissionais da área agrícola, veterinária e zootecnia.


A escola tem como intuito auxiliar na formação de novos profissionais para atender as demandas do campo. Conforme Marcos Medeiros, a unidade educacional é voltada para jovens que estão no ensino médio (2º e 3º ano), bem como aqueles que tenham concluído recentemente tal nível de escolaridade.

A matriz curricular do curso possui quatro pilares: produção animal, produção vegetal, produção agroindústria e a infraestrutura rural.



“Nós temos a oportunidade de colocar esse aluno para sala de aula e todo um setor no qual diariamente ele faz a pratica. Ele acompanha a rotina [de uma propriedade] desde o princípio”.

A escola estava sob a gestão da Prefeitura de Nova Mutum há cerca de 30 anos. Atualmente o Senar Mato Grosso assumiu a sua gestão, que conta com a parceria do Sindicato Rural de Nova Mutum.

O gerente de Educação Formal do Senar Mato Grosso comenta que melhorias estão sendo realizadas no local. Entre elas está a previsão da inserção da agricultura digital e novas tecnologias.

“Nós entendemos que, além de todo o aprendizado nesses dois anos, nós precisamos colocar para esses jovens a parte da agricultura digital, das novas tecnologias. Então esse jovem tem a oportunidade e o Senar, o sistema, tem essa estrutura. Nós estamos colocando esse conteúdo curricular, porque ele sai dali mais preparado”.
 
 
 
Sitevip Internet