Decisão do juiz Jean Bezerra, da 7ª Vara Criminal, absolveu três membros de uma quadrilha que roubava carros de luxo e os revendia pela internet. A organização criminosa foi acusada de movimentar cerca de R$ 3 milhões entre 2018 e 2019.
Eles chegaram a ser presos em 2021, com direito a apreensão de mais de 20 veículos, incluindo uma Range Rover e um jet ski. Esses bens serão devolvidos aos donos, após os réus absolvidos reclamarem os carros junto à Justiça. O trio tem um prazo de 90 dias para fazer esse pedido.
Segundo denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), o trio fazia parte da quadrilha emprestando suas contas para que as vítimas fizessem os depósitos na compra de veículos. Depois de receberem os valores, eles repassam o dinheiro para os líderes da organização criminosa.
Apesar das acusações, durante a tramitação do processo não foram encontradas provas concretas da participação dos três nos golpes, o que levou à absolvição.
O restante da quadrilha ainda será julgado. As investigações mostraram que homens era recrutados para roubarem carros de luxo na Capital. Os líderes forneciam inclusive armas para a realização dos crimes.
Após os roubos, os veículos eram vendidos em redes sociais e em sites de vendas. Para isso as placas eram adulteradas e também era feita a impressão de documentos falsos para enganar os clientes que acreditavam estarem comprando carros legalizados.
Para atrais os compradores, os carros eram anunciados com preços abaixo do valor de mercado, sob a alegação de que o dono queria "vender rápido". Um terceiro grupo emprestava as contas para receber o dinheiro das vendas, para dificultar o rastreamento dos valores.