Uma decisão da 7ª Vara Criminal, do juiz Jean Bezerra, manteve a prisão de dois líderes do Comando Vermelho em Água Boa (730 km a leste de Cuiabá). Eles foram presos no ano passado após terem sido encontradas conversar em aplicativos onde a venda de drogas era realizada.
Ao negar o recurso da dupla, o magistrado lembrou que "no que toca à necessidade da segregação cautelar, vale reafirmar que ela reside na garantia da ordem pública, em decorrência, sobretudo, da gravidade concreta dos ilícitos supostamente praticados pelos acusados e a orcrim a qual se associaram para o tráfico de drogas".
E que "as condutas atribuídas aos acusados são concretamente graves e que há indícios suficientes de que eles se associaram com outras pessoas ligadas ao Comando Vermelho a fim de realizarem um intenso tráfico de drogas na região de Água Boa".
"Sempre é bom lembrar que os proveitos e proventos auferidos com o tráfico de drogas tendem a ser utilizados no interesse do Comando Vermelho, já que é tal orcrim que possui o domínio sobre o comércio ilegal de entorpecentes no Estado de Mato Grosso, sendo que todo o lucro sempre acaba sendo revertido ao movimento criminoso para, desse modo, continuar a praticar toda sorte de delitos e impor poder e temor através da violência real", consta ainda na decisão.