A previsão do tempo para os próximos três meses (fevereiro a abril) indica chuvas abaixo da média no Norte e Nordeste, com temperaturas acima da média em grande parte do país.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Norte e Nordeste são as que mais preocupam. A combinação de chuvas escassas e temperaturas elevadas pode prejudicar o desenvolvimento das culturas e reduzir a produtividade.
Norte
- Chuvas: Espera-se menos chuva do que o normal na maior parte da região, especialmente no sudeste do Pará e norte do Tocantins. Mas em Roraima, Acre e sudoeste do Amazonas, as chuvas podem ser mais frequentes.
- Temperatura: Vai fazer mais calor do que o habitual, com possíveis períodos muito quentes.
- Umidade do Solo: Alguns lugares no extremo norte do Amazonas, noroeste do Pará e Roraima terão pouca umidade no solo em fevereiro e março, mas pode melhorar em março. Já no centro-sul da região, a umidade deve ser boa, mas pode diminuir no centro-sul do Tocantins em abril.
Nordeste
- Chuvas: Em geral, esperam-se menos chuvas em toda a região, especialmente no sul do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e norte da Bahia.
- Temperatura: Vai fazer mais calor do que o normal, especialmente no interior da região, segundo a previsão do tempo.
- Umidade do Solo: Alguns lugares na parte centro-leste do Nordeste terão pouca umidade no solo em fevereiro e março, mas pode melhorar em março. Porém, em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e oeste da Bahia, a umidade deve ser boa em fevereiro e março, mas pode diminuir um pouco em abril.
Centro-Oeste
- Chuvas: Espera-se menos chuva do que o normal em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, mas em Mato Grosso do Sul, as chuvas devem ser próximas ou um pouco acima da média.
- Temperatura: Vai fazer mais calor do que o normal, mas pode haver dias com chuvas que ajudarão a amenizar o calor.
- Umidade do Solo: Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal devem ter boa umidade no solo em fevereiro e março, enquanto Mato Grosso do Sul pode ter um pouco menos. Mas a falta de chuvas em abril pode afetar a umidade do solo.
Sudeste
- Chuvas: Espera-se menos chuvas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, enquanto nas outras áreas, as chuvas podem ser mais frequentes em fevereiro, mas menos em março e abril.
- Temperatura: Vai fazer mais calor do que o normal, especialmente em Minas Gerais e oeste de São Paulo.
- Umidade do Solo: São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro devem ter boa umidade no solo em fevereiro e março, mas no norte de Minas Gerais e Espírito Santo pode ser um pouco menor. A falta de chuvas em abril pode afetar a umidade do solo.
Tempo no Sul
- Chuvas: Espera-se mais chuvas do que o normal em todos os três estados da região, principalmente no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.
- Temperatura: Vai fazer mais calor do que o normal, mas pode ser mais ameno no leste de Santa Catarina e centro-sul do Rio Grande do Sul.
- Umidade do Solo: A umidade do solo deve ser boa na maior parte da região, o que é bom para as plantações. Mas em algumas áreas do sul e sudeste do Rio Grande do Sul e extremo oeste do Paraná, a evaporação pode reduzir a umidade do solo.