Domingo, 14 de abril de 2024
informe o texto

SANEAMENTO BÁSICO

Seis a cada 10 mato-grossenses não tem esgoto encanado em casa, revela IBGE

Já em relação a distribuição de água, 80% dos domicílios recebem líquido

Foto: Reprodução

Seis a cada 10 mato-grossenses não tem esgoto encanado em casa, revela IBGE
Novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que em Mato Grosso 66% das casas não possuem esgoto encanado em casa. No Brasil, apenas 37% dos domicílios não têm acesso a esse tipo de serviço. Entraram na conta as residências com esgotamento por rede coletora e fossa séptica.

Essa nova etapa do Censo 2022 revelou também que a água encanada chega à maioria dos moradores do estado, com 8 em cada 10 habitantes com esse tipo de serviço disponível em casa. E, para 98% dos mato-grossenses, ter um banheiro dentro de casa é uma realidade.

Sobre a coleta de lixo o Censo 2022 trouxe Mato Grosso com um estado em que a maioria da população possui coleta de lixo na porta de casa, ou seja, com serviço realizado por empresa de limpeza ou por órgão público. Isso representa 84% dos habitantes com acesso a esse direito.


No estado existem 1,2 milhão de domicílios particulares ocupados, o que representa uma média de 2,84 moradores por residência. No Brasil a média é de 2,79 habitantes por domicílios.

A maioria dos habitantes de Mato Grosso ainda moram em casa, sendo 90% do total, já os apartamentos são a escolha de 6,35% dos moradores e os condomínios 2,78%. E os cortiços ainda são a realidade de 6,7 mil mato-grossenses.
 
Sitevip Internet