Quarta-feira, 22 de maio de 2024
informe o texto

FALTA DE CHUVAS

Estado homologa emergência na 'capital do agro' e mais 3 cidades

Seca prolongada atrapalhou produção nestas cidades

Foto: Reprodução

Estado homologa emergência na 'capital do agro' e mais 3 cidades
O governador Mauro Mendes Ferreira (União) homologou situação de emergência em quatro municípios do Estado. O motivo para os quatro decretos, que têm validade de 90 dias, é a estiagem que atingiu os municípios e atrapalhou o desenvolvimento de safra 2023/24 neles.

Entre as cidades, destaca-se Sorriso, considerada a capital do agronegócio no Estado. A prefeitura já havia decretado emergência em dezembro de 2023 e se colocado a disposição dos produtores para auxílio com a safra e até na obtenção de créditos.

“Com isso, os produtores rurais que foram os mais atingidos pela estiagem com registros de perdas produtivas na lavoura terão a possibilidade de negociar com seus credores”, explicou à época o secretário de Agricultura, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Sorriso, Nerci Adriano Denardi.

Nova Ubiratã,  São José do Rio Claro e Água Boa também decretaram emergência por conta da estiagem. Todos também tem na atividade agrícola boa parte da geração de empregos e arrecadação de impostos.

No fim do ano passado, o governador Mauro Mendes já havia alertado que a estiagem provocaria quebra da safra na produção. A estimativa segundo associações e federações ligadas aos produtores é de que pelo menos 20% do que foi prouzido será perdido.
 

Enquete

Qual aspecto considera mais crucial para melhoria do Cuiabá no Brasileirão?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet