Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

BENESSES DO PODER

​Mato-grossenses pagam 63 veículos oficiais para uso de magistrados

A cada cinco magistrados, um usa veículo cedido pelo TJMT

Foto: Reprodução

​Mato-grossenses pagam 63 veículos oficiais para uso de magistrados
Os mato-grossenses pagaram 63 carros oficiais para os juízes da Justiça estadual em 2023. Os dados constam em levantamento realizado pelo site Poder360. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Tribunal de Justiça de Mato Grosso tem 291 magistrados.

Os 63 veículos oficiais atendem a 21,6% dos juízes e desembargadores, o que significa que de cada 5 servidores com estes cargos, um possui um carro custeado pelos cofres públicos. 

Esse percentual é o 7º maior do país. Em primeiro está o Distrito Federal, com 34,6% dos magistrados com carros e em último Santa Catarina, com apenas 24 dos 514 juízes que usam os veículos oficiais.


Em números absolutos, São Paulo lidera o ranking, com 2,6 mil carros cedidos a magistrados. No lado oposto está Amapá, com somente 12 veículos utilizados para esta finalidade.

Segundo o levantamento, no país 3,2 mil magistrados recebem esse benefício. O modelo mais utilizado é o Corolla, com 1,1 mil unidades. Na sequência está o Renault Fluence, com 304 unidades, e o Chrevrolet Cruze, com 302. A lista ainda tem carros como o Nissan Sentra, Ford Focus, Citroen C4 e Ford Fusion.

De acordo com a resolução 83/2009 do CNJ, esses veículos podem ser usados para representação, transporte institucional e serviços. Apesar da autorização, é proibido o uso aos finais de semana, feriados, recessos forenses e fora do horário de expediente do Tribunal, exceto em plantões ou outras atividades da função pública.
 
Sitevip Internet