Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

ROMPIMENTO

Maridos são os que mais pedem separação em MT; 25% dos divórcios acabam na Justiça

No levantamento, Estado registrou 4.349 divórcios em um ano

Um a cada quatro divórcios em Mato Grosso ocorre de forma não consensual, ou seja, em que uma das partes não concorda em se separar. Os dados são de 2022 das Estatísticas de Registro Civil divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foram registrados 4.349 divórcios em Mato Grosso, nos quais 3.236 foram consensuais, ou seja, houve acordo sobre a separação e os termos do fim da união. Dos 877 divórcios litigiosos, 561 ocorreram em Cuiabá.

O levantamento mostrou ainda que nos casamentos que terminaram em divórcio, nos casos em que não há concordância, foram os homens que mais pediram a separação, com 53%.

Dos 4.349 divórcios, em 3.798 casos o regime de bens era a comunhão parcial, onde são divididos apenas os bens adquiridos após a separação e em apenas 203 havia a comunhão total de bens, em que se partilha todo o patrimônio adquirido durante a vida dos casados.

No estado, do total de divórcios, em 2.324 das separações o casal não tinha filhos e em 2.324 havia filhos menores de idade envolvidos. As Estatísticas de Registro Civil também revelaram que quando há uma separação com filhos menores, em 56% dos relacionamentos é realizada a guarda compartilhada.
 
Sitevip Internet