Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
informe o texto

BRIGA JUDICIAL

​Unemat proíbe Diretório Nacional dos Estudantes de entrar na universidade

A DNE entrou então com uma ação na Justiça com pedido de liminar para garantir o imediato acesso

Foto: Reprodução

​Unemat proíbe Diretório Nacional dos Estudantes de entrar na universidade
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) proibiu a entrada dos representantes do Diretório Nacional dos Estudantes (DNE) de entrar em suas unidades, assim como a emitir as carteirinhas da entidade. A medida foi parar na Justiça, com ação do DNE para derrubar a decisão.

Segundo a entidade, seus representantes estão proibidos de circular livremente pelas unidades e de emitir as carteirinhas que tem validade em todo o território nacional.

Argumentaram ainda que a lei federal 7.398/1985 garante a representação estudantil tenha "livre e regular ingresso em todos os estabelecimentos de ensino" e, por consequência, a legalidade da emissão das carteiras de identificação. 


A DNE entrou então com uma ação na Justiça com pedido de liminar para garantir o imediato acesso de seus representantes aos prédios da Unemat. O caso foi analisado pelo juiz Flavio Miraglia, da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá.

No entanto, apesar das alegações dos representantes estudantis, o magistrado extinguiu a ação, por entender que o pedido de liminar não é o correto para esse tipo de caso.

"Diante da constatação da inadequação da via eleita pela impetrante, o indeferimento da petição inicial, com a consequente extinção do processo sem análise do mérito é medida que se impõe para o caso vertente", diz trecho da decisão.
 
 
 
Sitevip Internet