Terça-feira, 23 de julho de 2024
informe o texto

MERCADO

Boi gordo: clima eleva oferta e reforça desvalorização da arroba

Após cair 3,6% no acumulado de maio, indicador Cepea/B3 recuou mais de 2% nos primeiros dias de junho

Foto: Lenito Abreu/Governo do Tocantins

Boi gordo: clima eleva oferta e reforça desvalorização da arroba
Em tendência de queda desde o início do ano, os preços do boi gordo abriram junho com novas baixas. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a chegado do frio e a escassez de chuvas nos próximos meses na maioria das regiões pecuárias acentuaram as ofertas neste período, considerado de fim de safra do boi.

Depois de cair 3,6% no acumulado de maio, o indicador do boi gordo Cepea/B3 recuou mais 2% já na abertura deste mês de junho.


A cotação média da arroba por esse índice era de R$ 216,55 no fechamento desta quarta-feira (5), tendo como referência o preço à vista do boi gordo no estado de São Paulo.

Mesmo insatisfeitos com os preços, pecuaristas que ainda têm animais a pasto em peso de abate vêm optando por liquidar esses lotes, conforme relatam agentes consultados pelo Cepea. Porém, deparam-se com frigoríficos já bem abastecidos. Em muitas regiões, as escalas estão alongadas.

Nesse cenário de oferta, o ponto de equilíbrio com a demanda tem se dado a preços cada vez mais baixos, e a liquidez do mercado também recuou, ainda segundo pesquisadores do Cepea.
 
Sitevip Internet